Quem Somos

Sobre a CBE

A CBE – Coalizão Brasileira de Esportes é um MOVIMENTO e uma rede de RELACIONAMENTOS que visa contribuir para o desenvolvimento pleno e de qualidade do ministério esportivo na igreja brasileira, bem como produzir uma liderança brasileira esportiva que demonstre os valores do reino de Deus.

Representamos a Coalizão Internacional de Esportes (ISC – International Sports Coalition) no Brasil, tornando possível a execução dos programas estratégicos da mesma. Trabalhamos com recrutamento, capacitação, coordenação e implementação de ME em todo o país.

A ISC foi criada em 1984 após a realização da primeira conferência global de ministérios esportivos em Hong Kong, com a presença de 233 líderes de 33 países. Em 1985, a ISC se estabeleceu como uma parceria-chave para ajudar as diferentes esferas de interesses esportivos a interagir umas com as outras. Ao fazer isso, cada parceiro se beneficia dos pontos fortes do outro e, por sua vez, todos se desenvolvem.

A visão do movimento


Nossa história

Em 1999, Pr. Jonson Tadeu, de Maceió, foi à África do Sul participar da ISLS (Escola Internacional para Líderes de Ministérios Esportivos). Finalizou o ISLS e veio ao Brasil com o objetivo de organizar e desenvolver um centro de formação para líderes em toda a América Latina. Apenas em Janeiro de 2004, na cidade de Maceió, a primeira turma veio a ser formada e este centro de formação recebeu o nome de CEFLAL (Centro de Formação para Líderes na América Latina).

O treinamento durou mais de 20 dias, teve cerca de 30 alunos e apenas 3 facilitadores. Tudo era muito novo e estava sendo experimentado.Com o passar dos anos, desde a primeira turmar do CEFLAL, o conteúdo foi sendo atualizado e ampliado, e a liderança naquela época percebeu a necessidade de criar-se uma organização que fosse responsável, não apenas pelo CEFLAL, mas também por todas as ferramentas, treinamentos, estratégias e conteúdos que começavam a surgir e expandir.

A partir dessa necessidade, em 2007, no Rio de Janeiro, foi criada oficialmente a CBE – Coalizão Brasileira de Esportes.


Nossa Visão

Fazer discípulos de Cristo no Esporte e através dele.

Nossa Missão

Servir à Igreja local através do desenvolvimento de Ministérios Esportivos


Linha do tempo

Depoimentos

IZABELLE NASCIMENTO

João Pessoa / PB

“A CBE me apresentou o que eu procurava e não sabia. Eu estava, no momento, perguntando a Deus sobre em que Ele queria me usar. Em 2007, no CEFLAL, Ele me respondeu. O mais incrível foi como tudo se encaixou, estava cursando Educação Física, e a partir dali minha visão de como usar minha profissão mudou completamente. Hoje, vivo o ministério de esporte em cada uma das 31 aulas que dou por semana! Não sou só uma professora de educação física, planejo minhas aulas não só pensando em metodologia ou conteúdo, mas nos valores cristãos e em como posso usar cada material cedido pela CBE para alcançar meus alunos. A CBE me acompanha diariamente, e que honra que é, fazer parte desse time. Segue o jogo!”

LOUISE BEZERRA

NATAL/RN – CBE

“Eu costumo sempre falar sobre a CBE como um “divisor de águas” na minha vida. Após sair do CEFLAL em 2014, eu tinha uma certeza que aqueles dias iriam mudar toda a minha forma de viver e servir ao Reino. Hoje, sirvo no ministério esportivo da minha igreja local em uma comunidade chamada Toca da Raposa com atividades todos os dias da semana, o departamento infantil de minha igreja utiliza ferramentas da coalizão, desenvolvemos estratégias de capelania com atletas profissionais, desenvolvemos o JOERN (Jogos Evangélicos do Rio Grande do Norte). Isso tudo porque um dia recebi com muita paixão e fui contagiada, e sei que até a volta de Jesus, essa é a minha missão.”

ARTHUR OLIVEIRA

MACEIÓ/AL – CBE

“Nascido e criado nos KidsGames… É interessante ver o tempo passar e junto com ele ver todo o meu envolvimento nos treinamentos da CBE. Um dia estava lanchando com meus amigos em um KidsGames, hoje organizo e entrego lanche para garotada. E quem disse que para por aí?! O CEFLAL me colocou em um mundo totalmente novo e empolgante, e fez disso minha vida. Fui formado para o ministério, tanto para o Ministério Esportivo quanto para o Ministério do Reino. Líder, foi o tipo de pessoa que o CEFLAL me tornou.
Falar sobre Ministério Esportivo é passear pelo meu passado, presente e futuro. Dá para montar uma bela linha do tempo sobre minha vida e experiências com a CBE. Existe inúmeras participações especiais em toda essa história, mas com um único autor: Deus!”

JEAN CARLOS

NATAL/RN – CBE

“O Ceflal foi o momento marcante em minha vida e no meu Ministério, um verdadeiro divisor de águas. Comecei a entender que, como um Educador Físico, poderia usar a minha formação educacional e me doar para o Reino por inteiro. Servir com a minha vida, nas escolas, nas favelas, nas cidades, nas ruas, nos bairros, onde quer que eu vá. Eu entendi como ser útil para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Ceflal foi o ponto de partida na união da minha formação, as ferramentas da CBE, o Amor que tenho por crianças e o serviço ao Reino de Deus. Sou grato a Deus pelo que tem feito em nosso meio e pela direção e que Ele tem nos dado.”

MARIA LÊDA CAMILO

NATAL/RN – CBE

“A CBE chegou em minha vida de forma muito especial. Conheci a ferramenta KidsGames em um treinamento missionário e fiquei por 3 anos procurando a fonte de tantas ideias maravilhosas, onde jogos, diversão e evangelismo estavam sempre juntos. Foi quando tive a oportunidade de participar da Conferência Internacional em Natal, 2013. Fiquei maravilhada! Encontrei nas ferramentas e valores da CBE, o caminho para evangelizar com alegria, compromisso e disciplina espiritual. Trabalhar em time e pelo time, tem sido uma oportunidade de construir em mim um coração de serva. Em tudo louvamos e engrandecemos o nome do Senhor Jesus. Ele é o Senhor deste movimento e de cada um do TIME CBE.”

FERNANDO JOSÉ JR.

RECIFE/PE – CBE

“A CBE mudou em minha vida valores e atitudes. Pude experimentar ferramentas que me ajudaram a colocar em prática e com isso alcançar vidas pra Jesus. Hoje sou grato aos facilitadores que me envisionaram e que acreditam em mim, e por isso, assumo a responsabilidade de repassar e multiplicar o que aprendi para outros líderes.

Com o ReadySetGo, temos ainda mais certeza que é possível multiplicar a visão, treinar a igreja em ferramentas específicas as suas necessidades e chegar ainda mais longe nas cidades e comunidades.”

DANIEL ARAÚJO

FORTALEZA/PE – CBE

“Minha visão de reino e de evangelismo através do esporte, iniciaram-se em 2007 numa oportunidade dada pela CBE para participar de um CEFLAL em Teresópolis. De lá para cá, não parei de andar junto e fazer aquilo pelo qual meu coração arde até hoje. Sem cessar, sem parar e sem vacilar vamos até o fim.

E agora com a melhoria do plano 879 através do ReadySetGo, a expectativa está em que mais líderes sejam envisionados, mais pessoas sejam alcançadas e possamos realizar o IDE do Senhor através do esporte.”

FELIPE LIRA

FORTALEZA/CE – CBE

“A CBE não me deu só o conhecimento de como colocar em prática, estratégias de evangelismo e discipulado através do esporte, mas me fez descobrir o chamado de Deus em minha vida, que é servir através do esporte. E desde então, dedico minha vida a isso. Esse é o ministério que Deus me presenteou – Missões e Esportes – através da Coalizão! Com a melhoria do plano 879, através do ReadySetGo, as minhas expectativas são as melhores possíveis. Facilidade em montar o treinamento, supre a necessidade específica da igreja local e está de acordo disposição de tempo da igreja. Isso só facilita!”

LAYS CRISTINA

JOÃO PESSOA/PB – CBE

“Hoje, conhecendo a CBE, os seus planos, a sua forma de enxergar o discipulado, eu entendo o quanto fui alcançada da forma mais fidedigna a esses princípios. Conheci a CBE no ano de 2015, quando fiz o CEFLAL times. Conhecer, de forma profunda, a CBE foi um divisor de águas na minha caminhada cristã, pois foi durante o CEFLAL times que eu entendi o meu chamado, que eu entendi a vontade de Deus para a minha vida. Quando conheci o ReadySetGo, os meus olhos brilharam. É notório o quanto os organizadores ouviram cada feedback dos times treinados. O desenvolvimento do nosso plano melhora, as dificuldades diminuem e por isso, temos tudo para concretizar sonhos e metas propostas.”

A biblioteca de recursos que nos ajuda a posicionar, preparar e enviar líderes em todo o Brasil. 

Ready (Posicione-se), são as estratégias que ajudam a envisionar as pessoas sobre o movimento e fazer discípulos de Cristo.

Set (Prepare-se), são as estratégias que preparam as pessoas para ser um multiplicador de discípulos.

GO (Vá), são as estratégias que nos ajudam a ir e fazer  discípulos e através do esporte e do jogo. 

NOSSOS ALVOS

Servir pessoas do esporte e organizações esportivas.

Estabelecer parcerias entre igrejas e agências com o mesmo propósito.

Acompanhar estes líderes na implantação dos Ministérios Esportivos oferecendo-lhes suporte.

Ajudar a desenvolver oportunidades esportivas nas regiões através de parcerias estratégicas.

Auxiliar igrejas e agências a compartilhar os seus recursos e ideias.

Promover cursos, treinamentos, conferências em todas as regiões do nosso país, objetivando que cada igreja brasileira tenha um Ministério Esportivo efetivo.

Possibilitar a multiplicação dos recursos dos programas estratégicos.

Identificar líderes-chave no país, que possam ser envisionados e capacitados para multiplicar a visão de ministério esportivo em suas igrejas locais, comunidades, cidades e estados.

Multiplicar a visão de ministério esportivo em todo o país.

Organizar atividades e ações esportivas e/ou evangelísticas em Grandes Eventos Esportivos.

Implementar de modo efetivo os Programas Estratégicos da ISC em todo o Brasil.

Ajudar a iniciar novos ministérios esportivos através de cooperações locais.