
O fitness se posiciona de uma vez por todas no âmbito Mundial Como forma Saudável de Manutenção, Equilíbrio, Harmonia e Progresso de uma vida com qualidade.
É importante saber que a atividade física é fundamental para a saúde do corpo, mente e espírito neste momento de enfrentamento ao Coronavírus. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídios (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes os quais têm sido Associados a pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pelo COVID-19. Assim como, as doenças mentais como ansiedade, depressão, medo entre outros que tem acometido uma gama de pessoas isoladas dentro de suas casas.
É importante esclarecer que a prática de atividade física compreende qualquer atividade motora que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso, ao passo que a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita considerando variáveis de Treinamento visando objetivos específicos é denominada exercício físico. Dessa forma enfatizamos que ambas as atividades são de fundamental importância para esse período de isolamento social.
Neste sentido, recomenda-se fortemente um estilo de vida fisicamente saudável e ativo, com hábitos de estilo de vida saudável e uma alimentação saudável em ambiente domiciliar durante essa pandemia.
As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.
Jean Carlos de Medeiros
CREF: 000048 G/RN
✔Formação em Educação Física; (UERN)
✔Especialista em Educação Física Escolar; (UFRN)
✔Formação em Ciências Biológicas; (UNP)