Por que fazemos o que fazemos?

Mateus 4:12-17

Mateus em seu evangelho nos narra a respeito do inicio do ministério de Jesus que “começou a pregar: Arrependam- se, pois o Reino dos céus está próximo”. A mensagem que Jesus anunciava era de que o Reino de Deus havia chegado, estava próximo, disponível. Não era o anuncio de algo que ainda estava por vir, mas sim a chegada de uma nova realidade que já estava presente entre os homens. Sobre isso, no livro Missão Transformadora, David Bosch escreveu: “ Algo totalmente novo está acontecendo: a irrupção de uma nova era, de uma nova ordem de vida. A esperança de libertação não é uma canção distante de um futuro remoto. O futuro invadiu o presente”

O Evangelho que Jesus anunciava, era a chegada do Reino de Deus. Um Reino em que a humanidade se submete à vontade de seu Senhor, e que, à medida que fosse sendo estabelecido na terra, traria uma transformação nítida a tudo e em todos. Por isso, o Evangelho do Reino de Deus não pode ser considerado apenas uma mensagem que falamos às pessoas. Quando o Reino de Deus chega, ele trás transformação, mudanças em todas as áreas do homem e da sociedade. O Reino de Deus deve ser visto, não apenas ouvido!

Quando nós da Coalizão Brasileira de Esportes motivamos a implantação de ministérios esportivos nas igrejas locais e incentivamos o uso de ferramentas como o KidsGames, UBABALO, Festivais Comunitários e outras mais, é porque cremos que o esporte, quando usado como uma ferramenta de proclamação, tem o poder de levar transformação às pessoas que são alcançadas por essas ações e, como consequência, suas comunidades também são afetadas. É o Reino de Deus que vai invadindo cada canto da comunidade e provocando mudanças espirituais, fazendo com que essas pessoas reconheçam sua necessidade de se entregarem ao Senhor do Reino, mas também mudanças que fazem com que os níveis de delinquência diminuam, os pais percebam uma mudança positiva no comportamento de seus filhos, as famílias se tornam mais unidas, e uma série de outras mudanças que são sinais de que o Reino de Deus está sendo estabelecido naquela comunidade.

É isso que nos move! Anunciamos a chegada do Reino de Deus através da linguagem universal do esporte com criatividade e de uma maneira simples; e celebramos a transformação na vida das pessoas que lidamos enquanto servimos. Como consequência, nosso coração se enche de alegria pela gratidão que temos em fazer aquilo que amamos, pois como escreveu Brennan Manning:

“Não é a alegria que nos torna agradecidos; é a gratidão que nos faz felizes”.

Somos um movimento formado por pessoas que entenderam sua missão de anunciar a chegada do Reino e de seu Rei, e que fazem isso com o coração cheio de gratidão por também fazerem parte dele. Que venha o seu Reino, Senhor!


Leonardo Botelho

É carioca, e vive em São Paulo desde 2009.É casado com Viviane e frequenta a Igreja Cristã Casa da Rocha. Serve na Coalizão Brasileira de Esportes desde 2007 e hoje é o facilitador da Região Sul.

Contato: [email protected]