
Ministério esportivo no âmbito da Região Centro Oeste
A Região Centro Oeste é riquíssima em natureza e por ser a detentora do bioma pantanal os olhos do mundo sempre estão voltados para ela, muitos são os povos, culturas, costumes aqui presentes, como os nativos indígenas de diversas etnias, japoneses, turcos, paraguaios e brasileiros de diversos estados.
Como conseguir a atenção de tanta gente para compartilhar o evangelho de forma eficaz?
Primeiramente por meio da oração, buscando orientação em Jesus, pois Ele disse:
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João 15:5”
De nada adianta termos as melhores ferramentas, mas não termos a ação do Espírito Santo para convencer o homem do pecado e juízo de Deus.
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:8”
O Estado de Mato Grosso do Sul em especial, no que tange à proclamação do Reino de Deus, tem sido um desafio empolgante para os Cristãos, pois ao mesmo tempo em que as pessoas são abertas ao evangelho, também estão cheias de si e de humanismo.
O trabalho da Coalizão Brasileira de Esportes – CBE tem sido uma ótima estratégia para alcançar os corações desse povo, pois através do esporte podemos ter maior relacionamento com as pessoas de uma forma direta que podemos testemunhar com nossas vidas com autenticidade acerca de Cristo.
Assim como o apóstolo Paulo diz:
“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. I Co 11:1”
Infelizmente o que muitos têm visto são pessoas cansadas de ver o “evangelho da TV” , evangelho de “consumo”, evangelho dos “amuletos”, evangelho do “dinheiro”.
O evangelismo esporte vai muito além, pode TESTEMUNHAR um EVANGELHO mais parecido com CRISTO e menos parecido com a RELIGIÃO, pode alcançar o coração do aflito e ministrar a essência de DEUS, qual seja, o amor e cuidado.
O que a região centro oeste e todo BRASIL necessita, é de pessoas que realmente se importem umas com as outras, que se relacionem, não apenas que as “direcionem de longe”.
Pois todos nós precisamos de alguém que esteja por perto, nos ouvindo, sendo amigo, DEMONSTRANDO E VIVENDO O AMOR QUE VEM DE DEUS, seja jogando bola naquele campinho de terra da esquina, brincando dentro de um condomínio ou até mesmo lá dentro das aldeias indígenas como são os irmãos missionários transculturais que pagam um alto preço, renunciando muito de sua vida e tantas vezes são esquecidos por nós.
A Coalizão Brasileira de Esportes tem sido fonte inspiradora para igrejas e ministérios que desejam utilizar ferramentas dinâmicas como CYCAS – “Comunidade, Jovem, Crianças e Adultos”, Kids Games, Max Seven, Ubabalo, Festival Comunitario e tantas outras têm revolucionado a forma de apresentar o evangelho.
É Incrível que no esporte há um momento transformador nos relacionamentos, abrem as portas para o discipulado e ensino da palavra de Deus de forma simples, de alguém que antes não conhecia a Deus e passou a se relacionar com um atleta cristão e agora caminha a maturidade cristã.
A Coalizão Brasileira de Esportes aqui na região centro-oeste, tem aberto portas e conectado muitas pessoas com chamado através do esporte, cada dia descobrimos mais pessoas e ministérios que já atuam com o esporte e estavam caminhando sozinhos.
Um dos papéis fundamentais que podemos ver a coalizão atuar e na junção e unidade do corpo de cristo, apontando um caminho para que todos possam crescer juntos e ajudarem uns aos outros.
Assim, em uma grande região como esta é extremamente importante ter um movimento que tem como objetivo treinar e envisionar pessoas do esporte para direcionarem sua com vocação no edificar do reino de Deus.
São diversas as formas em que a coalizão tem aberto as portas, como a exemplo em Mato Grosso do Sul, a família de Missionários da Junta de Missões Mundiais – JMM, Willian e Marcia Carrilho, fizeram o treinamento CEFLAL – nível 1 em 2006, depois foram servir em missões mundiais no campo missionário em outros países, quando retornaram ao estado de Mato Grosso do Sul, entraram em contato com a Coalizão Brasileira de Esportes e assim começaram a mobilizar outras pessoas para iniciar outros treinamentos em Mato Grosso do Sul.
Assim, em 2014 foi realizado o primeiro CBE Start contanto com a presença de 16 cidades do Estado, em julho de 2015 foi formada a primeira turma de lideres pelo CEFLAL no MS em Campo Grande MS com 40 lideres.
Após o evento muitos times passaram a multiplicar e passaram a realizar diversos eventos , Kids Games, Festivais Comunitários, Ubabalo e CYCAS.
Em janeiro de 2016 houve capacitação da segunda turma de CEFLAL na cidade de Dourados-MS e desde então os projetos esportivos vem crescendo e podemos observar muitas pessoas serem abençoadas através deste movimento, agora o próximo evento será em julho de 2016 em Cassilândia – MS.
E não para por aí, pois em toda região há muita coisa boa acontecendo, e você não pode ficar de fora desse movimento esportivo, venha sonhar e ser usado por Deus em seu chamado juntamente conosco, pois quando você e eu nos dispomos “arado” , ou seja trabalho do reino, o destino eterno de muitas pessoas são alterados e estes passam a ter a oportunidade de viverem debaixo da graça redentora de Cristo.
Então MOVA – SE!

Ilker Luiz Alves Batista
Facilitador da CBE – Campo Grande – MS
vamos nos mover cada vez mais para levar o nome de Jesus Cristo para todos atraves da CBE vamos que vamos não pedemos para até a volta do nosso rei Jesus Cristo