Sabe quando você já ouviu várias vezes uma frase, achou que entendeu o significado e depois de algum tempo vivencia situações e se dá conta que não tinha nada a ver a sua compreensão sobre o assunto?

No mundo do esporte, em atividades nas igrejas, no trabalho diário a até mesmo no contexto familiar, somos desafiados a fazer o melhor que pudermos e muitas vezes ouvimos: “Dê o seu melhor, apenas o seu melhor!”.

Alguns afirmam: “Fazer o melhor é realizar algo com excelência!” Mas, é preciso esclarecer que excelência no reino de Deus não é sinônimo de superioridade ou extravagância, é sim seguir o exemplo de Jesus: é liderar servindo, fazer discípulos compartilhando seu exemplo de vida, é cumprir, em obediência, a missão confiada.
Há algum tempo o significado da expressão “Dê o seu melhor” se tornou mais profunda e mais ampla do que nas primeiras vezes que a ouvi e também mais particular.

Compreendi que não diz respeito a resultados, ganhar ou perder. É algo pessoal, na verdade as intenções do seu coração. Algo que só você e Deus sabem e talvez pessoas observadoras possam enxergar em suas ações.

Fazer o melhor significa ir até o seu próprio limite e, na maioria das vezes, ousar superá-los, ainda que isso resulte em dores físicas e, muitas vezes, emocionais. É, muitas vezes, explorar o desconhecido, encarar e superar o medo. É ter a coragem de sonhar e buscar a realização desses sonhos. É, algumas vezes, renunciar.

Sei que isso soa bonito e um pouco poético, mas, não é utópico. O que acontece é que muitas vezes nos conformamos em ter uma vida mediana, sem grandes desafios ou metas; Sem grandes erros ou acertos, sem fortes sentimentos de satisfação ou frustração. É mais fácil e até mesmo conveniente optar por uma vida mediana. Mas, não é a melhor escolha.

A razão é simples: quando você não dá o seu melhor, não pode ter o melhor também. E isso diz respeito a todas as áreas da vida: profissional, relacionamento com as pessoas e também com Deus.

Quero desafiá-lo hoje a, assim como eu, decidir fazer “o seu melhor, apenas o seu melhor” em tudo que você realizar, desde a tarefa mais simples até a mais complexa, e ouse desfrutar o melhor que Deus tem preparado para sua vida. Ele nos afirma em sua palavra que “são planos de paz para nos dar o futuro e uma esperança”.
Esse é o sentimento e a motivação que temos em cada parceria que estabelecemos, em cada treinamento, encontro ou atividade que realizamos como Coalizão Brasileira de Esportes e é isso que almejamos multiplicar em cada time, em cada estado e em cada cidade desse país. Fazer o melhor, na certeza de que os riscos valem a pena! – Esse é o nosso alvo!

Josa Souza

Vive em Boa Vista – Roraima, congrega na Igreja Batista Jardim Floresta. Aluna do CEFLAL julho de 2008 – Brasília, Aluna da ISLS(Escola Internacional de Liderança Esportiva) no ano de 2010 – África do Sul, Facilitadora CBE Norte desde 2014.

Contato: [email protected]