Oi, como vai? Espero que tudo esteja indo muito bem em sua vida e ministério.

Este é meu primeiro artigo para o nosso site. Farei, na maioria das vezes, artigos em que você possa refletir, pensar um pouco e, de forma prática, concluir aquilo que Deus quer te falar através deste canal.

Hoje vamos conversar um pouco sobre liderança e atitude.

Eu lembrei de uma cena, muito interessante, do filme Duelo de Titãs, onde nesta cena, dois jogadores de futebol americano estão discutindo sobre uma atitude que é preciso tomar. A conversa termina com a seguinte declaração: “A atitude reflete a liderança, capitão!”.

Nos esportes, como podemos ver neste filme, e em nossa vida de liderança, é indispensável ter em mente, quando vamos liderar a outros, o exemplo que estamos passando através das nossas atitudes. Uma coisa é muito certa: As pessoas nunca vão seguir(imitar), atitudes que elas não vêem nos seus líderes.

Aplicação

Vamos deixar isto um pouco mais prático. Pense nas perguntas abaixo:

  • O que significa para você: “A atitude reflete a liderança”?
  • Pensando em líderes que influenciam e/ou influenciaram o seu modo de liderar, quais as qualidades que você quer que, quem tem você como líder, enxergue e siga? (liste aquelas qualidades que você acha que alguns já enxergam e também aquelas que você não tem certeza que enxergam ou tem dificuldade de faze-los enxergar).
  • O que você faz ou não faz que dificulta as pessoas enxergarem algumas qualidades em sua liderança?

Ponte

Em João 13:12-15, o maior líder de todos os tempos nos mostrou um poderoso exemplo de liderança:

12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Descoberta

Cristo estava sendo muito claro com seus discípulos quando teve aquela atitude de lavar os seus pés. Se colocássemos em palavras, Cristo estava dizendo: “Quando você for liderar qualquer pessoa que Deus te enviar, lidere de forma que a sua atitude seja a de ensinar a ela, aprender com ela, compartilhar a vida com quem você lidera. E que estas pessoas saibam, que mesmo que te chamem “de Mestre e Senhor”, tenham a certeza que você os lidera com atitude de servo!”

  • Como você está liderando?
  • Suas atitudes, fazem de você um bom líder ou um bom chefe?
  • Se a atitude reflete a liderança, que tipo de líder é você? Que tipo você quer ser?

Deus nos convida para sermos sua imagem e semelhança e na hora de liderarmos, não pode ser diferente. Ore e deixe que Deus esteja a frente de sua maneira de liderar. Entregue a ele aquilo que é preciso mudar sobre sua atitude para que você torne-se um líder com melhores atitudes.

Lembre-se: Grandes líderes dão o exemplo com atitudes, não com palavras.

Verso de memória:

  •  Porque Eu dei o exemplo para que vocês façam, assim como eu fiz.

João 13:15

Vinicius Viana

Casado, vive em Maceió com sua esposa Viviane Viana. Membro da Igreja Batista no Trapiche. Coordenador do Projeto Ação Trapiche. Aluno CEFLAL 2005 – Guapimirim / Rio de Janeiro. Facilitador de estratégias da CBE desde 2007. Aluno da Escola para Líderes de Ministérios Esportivos (ISLS) em 2010 / África do Sul. Facilitador Regional do Nordeste desde 2013.

Contato: [email protected]